English essa@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 
Untitled Document

Pós-Graduação em Aconselhamento e Informação em Farmácia

 
O Curso
O curso de Especialização Pós-Graduada em Aconselhamento e Informação em Farmácia ocupa um ano curricular, o que corresponde a 60 créditos ECTS, distribuídos por dois semestres de estudo.

 
Cada semestre é constituído por aproximadamente 20 semanas lectivas, onde se inclui o período de avaliações. O plano curricular desenvolvido baseia-se num máximo de 12 horas presenciais semanais. A atribuição de ECTS às unidades curriculares valoriza o esforço dos estudantes, o número de horas de ensino presencial nas diferentes tipologias e o número de horas de trabalho autónomo ou em grupo. Segundo as orientações previstas, atribui-se a cada ECTS 28 horas de trabalho, o que perfaz um total de 1680 horas de trabalho anuais.
 
Os conteúdos abordados visam complementar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1º Ciclo, aperfeiçoando e aprofundando as competências ao nível do Aconselhamento em Farmácia, Comunicação, Qualidade, Planeamento Experimental aplicadas à Farmácia e, Prestação de Cuidados e Seguimento Farmacoterapêutico.
 
O curso de especialização pós-graduado em Aconselhamento e Informação em Farmácia tem como principal objectivo dotar os profissionais de Farmácia de conhecimentos e competências necessárias à prestação de um aconselhamento responsável, aquando da dispensa de medicamentos e demais produtos de saúde. A especialização está estruturada em 2 semestres lectivos que visam a obtenção de competências nas áreas de Aconselhamento, Comunicação, Informação e Prestação de Cuidados em Farmácia.
 
A especialização pós-graduada em Aconselhamento e Informação em Farmácia funcionará em simultâneo com o ano curricular do Mestrado em Aconselhamento e Informação em Farmácia (MAIF). Os detentores deste curso de pós-graduação poderão requerer equivalência ao ano curricular do Mestrado em Aconselhamento e Informação em Farmácia.
 
Na presente edição foi criada a possibilidade dos estudantes assistirem às aulas por videoconferência.
Objectivos:
O Pós-graduado em Aconselhamento e Informação em Farmácia deve oferecer/garantir Cuidados em Farmácia e informação sobre o bom uso do medicamento e produtos de saúde em geral a um nível de especialização, autonomia, e complexidade superiores a um graduado do 1º ciclo. Espera-se ainda uma maior capacidade de resolução de problemas, de inovação, de gestão e de coordenação, assim como uma maior autonomia na própria investigação.
Candidaturas

Consultar Portal do Candidato


Resultados
Destinatários
a)     Titulares do grau de licenciado ou equivalente em Farmácia;
b)     Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos em Farmácia, organizado de acordo com o modelo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo;
c)     Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Farmácia pelo Conselho Técnico Científico das respectivas Escolas;
d)     Detentores de um curriculum escolar, científico e/ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidades para a frequência, pelo Conselho Técnico Científico das respectivas Escolas. 
Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915