English essa@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
Home | Cursos | Mestrados | Enfermagem Comunitária | Apresentação
 
 Apresentação  Plano de Estudos  Informação Adicional

Untitled Document

Mestrado em Enfermagem Comunitária

 
O Curso
Formação conducente à obtenção do grau de mestre, assegurando predominantemente a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza profissional no âmbito da Enfermagem Comunitária e o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de investigação, de forma a fundamentar a prática de enfermagem especializada e a reflexão critica sobre o processo de tomada de decisão.
Finalidades:
Tem como finalidades o desenvolvimento e aprofundamento de competências conducentes a uma intervenção profissional especializada na área da Enfermagem de Comunitária.
Propõe-se atualizar conhecimentos e desenvolver nos formandos as competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária aos níveis da promoção da saúde e prevenção da doença (estilos de vida saudáveis) em contexto comunitário.
Aspira dotar os formandos dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis ao diagnóstico da situação de saúde da população (comunidade).
Pretende que os formandos adquiram competências na conceção de projetos de intervenção na comunidade, intervenções estratégicas para a promoção da saúde.
Visa dotar os formandos de competências no âmbito da promoção e implementação de estilos de vida e ações de promoção da saúde em ambientes específicos (p. ex. Escolas, Locais de Trabalho, Estabelecimentos Prisionais, Centros de Saúde, Domicílios e Comunidades etc.).
 
Objectivos definidos para o ciclo de estudos:
O curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária objetiva:
Promover a aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas para o estudo e para a investigação no âmbito da enfermagem comunitária;
Aprofundar conhecimentos em contexto das práticas clínicas em enfermagem comunitária;
Desenvolver aplicações práticas em áreas do conhecimento científico no âmbito e nos domínios da enfermagem comunitária.
Promover a colaboração no desenvolvimento de programas integrados de promoção da saúde com base na Prática Baseada na Evidência e da reflexão critica sobre o processo de tomada de decisão.
Contribuir como profissionais de saúde especializados, para a melhoria da saúde das populações (comunidades) e do Serviço Nacional de Saúde.
 
Sobre o Curso
Curso: Mestrado em Enfermagem Comunitária. Grau ou Diploma: Mestre. Área científica predominante: Enfermagem. Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 90 Créditos ECTS. Duração normal do curso: 3 Semestres Letivos. Número de Vagas: 25 Destinatários: Licenciados em enfermagem e/ou detentores de um Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública e ou Comunitária. Regime: Pós-laboral “Normal/Diurno” (com carga horária concentrada às quintas e sextas-feiras/ excecionalmente aos sábados).
Coordenador: Professor Doutor Manuel Brás
 
Candidaturas
Consultar Portal do Candidato
Requisitos para obter o Grau ou Diploma
A aquisição do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária implica a aprovação (10 ou mais valores) na totalidade das unidades curriculares que integram o plano de estudos.
O plano de estudos totaliza 90 créditos (ECTS) dos quais 52 correspondem a unidades curriculares e 38 ao Estágio / Trabalho de Projeto.
A classificação final é resultante da média ponderada, em função dos créditos (ECTS), de todas as classificações obtidas nas unidades curriculares e na avaliação do trabalho de projeto “componente escrita e defesa em provas públicas”.
 
Mais Informações
Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915