English essa@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
Home | Cursos | Licenciaturas | Gerontologia | Apresentação
 
 Apresentação  Plano de Estudos  Informação Adicional

Untitled Document

Licenciatura em Gerontologia

 
O Curso

A actual organização das comunidades humanas, do ponto de vista estrutural e laboral, num paradigma sociointeracional de produção e eficácia, torna cada vez mais emergente, uma realidade sociocultural sem grande precedência histórica: a atenção, vigilância, e tratamentos dispensados pelos núcleos familiares outrora cuidativos das gerações ascendentes e descendentes, e posteriormente substituídos por instituições de carácter curativo e terapêutico... deparam-se agora com uma nova problemática. A inversão das pirâmides etárias populacionais concomitantemente à longevidade, trazem para a vida um progressivo aumento de grupos populacionais maduros que nem sempre se apresentam envelhecidos ou inválidos, mas que em verdade necessitam de apoio afectivossocial, acompanhamento emocional, cognitivo, terapêutico, ocupacional e de vigilância de saúde.
Por tudo isto a Escola Superior de Saúde do IPB, num espaço geográfico de forte e progressivo envelhecimento, com necessidades evidentes aos níveis biopsicosociocultural, propôs a abertura do Curso de Gerontologia, para formar técnicos capazes de satisfazer essas mesmas necessidades ao mais amplo nível, desde o sujeito à comunidade.

 

Objectivos

Pretende-se que o formando seja capaz de:

1. Ser capaz de participar de forma activa na avaliação dos processos de envelhecimento do indivíduo e grupos, bem como o cumprimento e vigilância das prescrições clínica e ou terapêutica, com a finalidade de promover o suporte e a segurança para o bem estar das comunidades.
2. Ser capaz de proceder a inquéritos de qualidade de vida do idoso
3. Ser capaz de participar em trabalhos de investigação clínica e de saúde pública com vista ao estabelecimento dos padrões de qualidade de vida das populações em envelhecimento.
4. Ser capaz de elaborar a administração e organização dos serviços de preservação do bem estar das comunidades em envelhecimento.
5. Ser capaz de intervir,  ao nível da prevenção e promoção da saúde.
6. Ser capaz de intervir nas áreas da investigação científica, de gestão e de ensino, seja em iniciativas institucionais, seja em Projectos interinstitucionais.

 

Organização do Curso

A duração do Curso de Licenciatura em Gerontologia é de 3 anos. Cada ano lectivo está organizado em dois semestres, tendo cada um deles a duração de 15 semanas lectivas.

Saídas Profissionais


Preconiza-se como espaço de trabalho do Gerontólogo equipamentos de apoio a idosos (lares de idosos, centros de dia, centros de convívio, equipas de apoio domiciliário); Câmaras Municipais; Centros de Segurança Social; Universidades da Terceira Idade; Centros de Saúde; outras instituições de apoio directo ou indirecto à população idosa.

 

Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 - Fax.: (+351) 273 327 915