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Design de Jogos Digitais


Descrição
A licenciatura em Design de Jogos Digitais tem a duração de 6 semestres (3 anos), cada um com 5 unidades curriculares repartidas de maneira progressiva, de acordo com as fases associadas ao desenvolvimento de um jogo digital (análise, criação de conceito, documento de design, storyboard, produção de arte, programação, pós-produção de arte e efeitos, integração, teste, produto final). Exclusiva da EsACT, está integrada na rede pública de ensino superior e devidamente reconhecida pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Este ciclo de estudos está articulado de modo propício à exploração dos jogos digitais enquanto comentário social, arte, ferramentas educacionais, medias narrativos, ou forma de entretenimento da sociedade global contemporânea.

Director de Curso


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica Sigla Créditos ECTS
Obrigatórios Opcionais
Artes Visuais AV 49.0 0.0
Audiovisual Aud 12.0 0.0
Ciências da Computação CCp 42.0 0.0
Ciências da Comunicação CCM 29.0 0.0
Ciências Empresariais CE 6.0 0.0
Game Design GD 36.0 0.0
Matemática Mat 6.0 0.0
Total  180.0 0.0

Plano de estudos
Ano Sem Unidade Curricular Área
Científica
Tipo Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
Total Contacto
1 1 Desenho AV Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Matemática para Jogos Mat Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Narrativa Não-Linear CCM Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Programação I CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Semiótica CCM Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Animação 2D AV/CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Design 3D AV Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Imagem AV/CCM Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Programação II CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Teoria dos Jogos GD Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Arquitetura Digital AV Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Computação Gráfica CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Criação e Desenvolvimento de Personagens AV/CCM Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Escrita Criativa para Jogos CCM Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Vídeo Aud Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Animação 3D AV/CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Documentos de Design & Storyboard GD Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Motores de Jogos CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 História, Fantasia e Ficção Científica CCM Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Motion Design AV Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Análise e Crítica de Jogos GD Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Áudio Aud Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Efeitos Visuais AV/CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Gestão de Projetos e Produção de Jogos CE Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Inteligência Artificial CCp Semestral 162.0 60.0 6.0
3 2 Pré-Produção de Jogos (anteprojecto) GD Semestral 162.0 20.0 6.0
3 2 Projeto / Estágio AV/CCp/GD Semestral 486.0 60.0 18.0
3 2 Seminário GD Semestral 162.0 20.0 6.0

Perfil de Saída
Perfil de Saída  O processo de desenvolvimento de um jogo - Design de Jogos Digitais - envolve a integração de várias áreas: mecânica do jogo (game mechanics, gameplay), artes visuais, programação, processo de produção, áudio, narrativa. Por conseguinte, os profissionais de game design são usualmente indivíduos criativos, com um vasto leque de referências que utilizam para gerar novas ideias ou conteúdos. Dada a interdependência disciplinar, precisam de compreender os aspectos técnicos e de produção. Para além disso, devem conseguir trabalhar com um conjunto de constrangimentos interrelacionados, tomando decisões criativas para resolver conflitos e mantendo o jogo divertido e interessante. Posto isto, devem ter uma boa capacidade de análise e crítica. No caso da licenciatura proposta, a estrutura curricular permite dar ênfase às áreas de Design, Artes Visuais e Programação, tal como definidas pela IGDA. reconhecida pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Este ciclo de estudos está articulado de modo propício à exploração dos jogos digitais enquanto comentário social, arte, ferramentas educacionais, medias narrativos, ou forma de entretenimento da sociedade global contemporânea
Game Desiner O profissional que decide qual o fluxo e forma de jogo de acordo com um conceito original ou adaptado.
Técnico de Arte ou Animador O profissional que cria o conceito visual ou storyboard na fase de planeamento; modela e anima personagens, objectos e cenário na fase de produção; aplica efeitos visuais na fase de produção
Programador O profissional que cria o código que suporta o jogo.

Mais InformaçãoMais Informação
A oferta formativa do IPB é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado. Siga o Link para informações detalhadas.
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