English esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
Home | Alunos | Cursos | Mestrados | Marketing Turístico
 
 
 Administração Autárquica  Marketing Turístico

Marketing Turístico

Objetivos de formação e profissionais
.

O grau de mestre em Marketing Turístico é conferido aos alunos que demonstrem ter, nesta área, a capacidade de:

a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao nível do 1.º ciclo, por forma a alcançar desenvolvimentos e aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
c) integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
d) comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao 2.º ciclo de estudos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, os titulares de um grau académico superior estrangeiro e os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Perfil do programa de estudos
Transmitir um conjunto de competências técnico-científicas que permitam alavancar o exercício da atividade na área do marketing turístico ao nível empresarial, organizacional e científico.
Fomentar uma atitude proactiva e crítica relativa às componentes estratégicas e operacionais do marketing turístico capacitando os alunos para a deteção de oportunidades e desenvolvimento de propostas inovadoras capazes de lhes dar resposta. Dar a conhecer as melhores práticas de marketing turístico bem como os mais atuais desenvolvimentos teóricos da área. Capacitar os alunos para a investigação científica. Turismo e Marketing

Perfil ocupacional dos diplomados
O curso de mestrado em Marketing Turístico é orientado a recém diplomados em turismo, gestão ou marketing , quadros da administração pública e profissionais a exercerem atividade privada com ligação ao sector económico do turismo e que identifiquem nesta formação uma oportunidade para acrescentar conhecimento e competências às suas formações de base, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, em consonância com as dinâmicas civilizacionais que caracterizam os dias de hoje. A formação é vocacionada para posições executivas de empresas do sector turístico, lazer ou marketing, para gestores de projetos turísticos de forma individual ou parceria, para a promoção turística de destinos ou produtos.



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica Sigla Créditos ECTS
Obrigatórios Opcionais
Ciências Sociais CS 6.0 0.0
Informática Inf. 6.0 0.0
Marketing Mkt 12.0 0.0
Turismo Tur 66.0 0.0
Total  90.0 0.0

Plano de estudos
Ano Sem Unidade Curricular Área
Científica
Tipo Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
Total Contacto
1 1 Comportamento do Consumidor Turístico Mkt Semestral 162.0 51.0 6.0
1 1 Marketing em Organizações Turísticas Tur Semestral 162.0 51.0 6.0
1 1 Metodologia de investigação CS Semestral 162.0 51.0 6.0
1 1 Internacionalização em Turismo Tur Semestral 162.0 51.0 6.0
1 2 Comunicação em Turismo Mkt Semestral 162.0 51.0 6.0
1 2 Inovação em Turismo Tur Semestral 162.0 51.0 6.0
1 2 Marketing Digital aplicado ao Turismo Inf. Semestral 162.0 51.0 6.0
1 2 Seminário Tur Semestral 486.0 102.0 18.0
2 1 Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio Tur Semestral 810.0 40.0 30.0

Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela. Tel: 278201340/278201341. Fax:278265733. E-mail Geral: esact@ipb.pt