O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos). Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos. O diploma de técnico superior profissional em Informática é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área: a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão; b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos; c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos; d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes; e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.
Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Perfil do programa de estudos
Planear, instalar, configurar e manter redes, equipamentos informáticos e sistemas de informação de pequenas e médias empresas, bem como desenvolver aplicações de software para a web e para dispositivos móveis. Tecnologias.
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Informática insere-se na área de formação de Tecnologias, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos: - Instalar e configurar equipamentos informáticos - Planear redes locais de computadores - Implementar redes locais com e sem fios - Projetar bases de dados - Desenvolver e administrar bases de dados - Planear aplicações para dispositivos móveis e ambiente WEB - Desenvolver aplicações para dispositivos móveis e ambiente WEB - Gerir informação, integrando de forma eficaz aplicações informáticas adequadas - Administrar sistemas - Planear, instalar e manter os equipamentos informáticos adequados - Instalar, configurar, manter e otimizar o funcionamento de sistemas operativos (Windows, Linux)