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Gestão de Vendas e Marketing


Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Gestão de Vendas e Marketing é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Perfil do programa de estudos
Colaborar, de forma autónoma ou sob supervisão, no departamento comercial ou de marketing, recorrendo a técnicas de organização, argumentação, negociação e venda, apoiando-se em ferramentas baseadas em tecnologias de informação e comunicação, promovendo a prospeção e captação de novos clientes e garantindo a satisfação e fidelização de clientes atuais. Ciências Empresariais e Direito

Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Vendas e Marketing insere-se na área de formação de Ciências Empresariais e Comércio, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Gerir a área comercial ou de vendas utilizando os canais de comunicação e de distribuição adequados.
- Participar na gestão de marketing da organização.
- Estudar os produtos e/ou serviços da organização, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral.
- Definir estratégias de produto com base na leitura e perceção das necessidades dos clientes, atuando como elo de ligação entre a empresa e o cliente.
- Dinamizar a promoção da venda e o acompanhamento do cliente.
- Gerir produtos, equipas e pontos de venda.
- Supervisionar a aplicação de técnicas de atendimento e venda presencial.
- Planear e controlar stocks.
- Monitorizar os níveis de satisfação, gerir e promover a fidelização de clientes.
- Conceber e coordenar o serviço de pós-venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente.
- Gerir a informação integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica Sigla Créditos ECTS
Obrigatórios Opcionais
Comércio Com. 48.0 0.0
Direito Dir 6.0 0.0
Economia Eco 6.0 0.0
Gestão e Administração GA 12.0 0.0
Informática Inf 12.0 0.0
Língua Estrangeira Ling.E. 6.0 0.0
Língua Literatura Materna LLM 6.0 0.0
Marketing e Publicidade MP 18.0 0.0
Matemática M 6.0 0.0
Total  120.0 0.0

Plano de estudos
Ano Sem Unidade Curricular Área
Científica
Tipo Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
Total Contacto
1 1 Economia Eco Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Estudos de Mercado MP Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Fundamentos de Gestão GA Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Fundamentos de Marketing MP Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Gestão da Força de Vendas GA Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Informática Aplicada ao Marketing Inf Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Inglês Técnico e Comercial Ling.E. Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Métodos Quantitativos M Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Técnicas de Expressão e Documentação Comercial LLM Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Técnicas de Vendas e Negociação Com. Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Comunicação de Apoio à Venda MP Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Direito Comercial e do Consumo Dir Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Distribuição e Logística Com. Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Estágio Com. Semestral 750.0 20.0 30.0
2 1 Pós-venda e Gestão de Reclamações Com. Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Software Aplicado à Atividade Comercial Inf Semestral 162.0 60.0 6.0

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