English esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
Home | Comunidade | Mostra 2013
 
 

A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), apresenta nos dias 23, 24 e 25 de Maio a MOSTRA 2013, uma mostra de trabalho dos alunos. Trata-se de um evento que pretende difundir as competências da EsACT permitindo, simultaneamente, uma simbiose entre o rio, a cidade, o público e a academia. Combinando exposições, visitas guiadas e temáticas diversas com um ambiente informal e descontraído, a MOSTRA 2013 convida o público a locais estratégicos da cidade onde vai encontrar as suas diferentes secções: Galeria, Loop, Press Start, Zoom Out, Visitas Guiadas, Show Cooking, Menu EsACT, Mexe-te nos Bits, E-Government, Na Linha do Saber.




[Programa em PDF]

CALENDÁRIO
23 de maio
[Parque do Império]
17h-18h: Show Cooking
21h: Abertura Solene do Evento
Apresentação Virtual do edifício da nova EsACT
Intervenções do Presidente da CMM, Presidente do IPB e Diretor da EsACT
22h: Zoom Out #1

[Atividades Contínuas]
Galeria (Centro Cultural e na cidade): 14h-19h
Na Linha do Saber (na cidade): 14h-19h
Visitas Guiadas (na cidade): 14h-19h
Mexe-te nos Bits (Escola Secundária de Mirandela): 9h-17h
Menu EsACT (restaurantes aderentes): 12h-14h

24 de maio
[Pequeno Auditório, Centro Cultural]
22h: Zoom Out #2

[Atividades Contínuas]
Galeria (Centro Cultural e na cidade): 9h-24h
Na Linha do Saber (na cidade): 9h-24h
E-Government: 10h-16h
Visitas Guiadas (na cidade): 14h-19h
Menu EsACT (restaurantes aderentes): 12h-14h

25 de maio
[Atividades Contínuas]
Galeria (Centro Cultural e na cidade): 9h-19h
Na Linha do Saber (na cidade): 9h-19h


- - - - - - - - - - - - - -

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Galeria
Nos espaços da Galeria interna e de rua, que cobrem o Centro Cultural de Mirandela e o Jardim do Parque Império, estão expostos trabalhos que evidenciam as competências técnicas que os alunos da EsACT adquirem no âmbito das artes gráficas e visuais, design 3D, arquitetura digital e criação e desenvolvimento de personagens, nos cursos de Design de Jogos Digitais, Multimédia e Tecnologias da Comunicação. Paralelamente à exposição, decorrerá no dia 24 de maio de 2013 o evento «12h Non-stop drawing», atividade organizada por 6 professores de diversas áreas artísticas (Design, Pintura, Arquitetura e Design Gráfico) no sentido de dar enfase à base elementar dos cursos artísticos, que é por natureza o registo em forma de desenho. Decorre nas ruas de Mirandela e nas instalações da EsACT, com 10 tempos de expressão e registo no âmbito do desenho, e propõe aos participantes e a quem os vê um espaço de experimentação, com técnicas e registos variados.

Loop
A funcionar no átrio do Centro Cultural de Mirandela, o espaço Loop disponibiliza ao público, em estações individuais de visualização e projeção, trabalhos nas áreas da animação em técnicas tradicionais, animação digital 2D e 3D, cenários de jogos, inteligência artificial, vídeo em imagem real e, ainda, uma visita interativa às futuras instalações da EsACT em Mirandela. Estes trabalhos são produzidos pelos alunos dos cursos de Design de Jogos Digitais, Multimédia e Tecnologias da Comunicação.

Press Start
Uma área divertida e informal, onde o público é convidado a participar da MOSTRA 2013 jogando nas diferentes consolas que a EsACT disponibiliza aos alunos, assim como experimentando alguns dos jogos produzidos por alunos da EsACT. Paralelamente a este espaço, decorrerá no dia 24 de maio de 2013, a partir das 0h00, uma Lan Party.

Zoom Out
A decorrer no dia 23 de maio no anfiteatro ao ar livre do Parque do Império, onde o espírito do evento se fundirá com a paisagem dominada pelo espelho de água que é o rio Tua, encontramos a projeção de curtas-metragens produzidas por alunos da EsACT (ficção, documentário e animação). Na noite de 24 de maio, no auditório do Centro Cultural de Mirandela, serão exibidos três documentários do projeto Estaleiro (sobre aspetos socioculturais do Norte de Portugal) e um filme de um antigo aluno da escola.

Visitas Guiadas
Conhecer o Património Cultural da cidade de Mirandela é o principal objetivo desta atividade. Neste sentido, serão proporcionadas breves visitas guiadas à Ponte “Velha”, ao Palácio dos Távoras e às exposições: "O Douro de Georges Dussaud" e sala Teixeira Lopes no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes.

Show Cooking
Esta atividade oferece uma “mostra de sabores” conduzida pelos chefs Vítor Castelo e Vítor Adão. Aliando a tradição e a inovação, irão confecionar, a partir de produtos regionais, algumas iguarias que poderão, posteriormente, ser degustadas.

Menu EsACT
Um menu especialmente concebido para os dias da Mostra da EsACT e que será servido em alguns restaurantes da cidade.

Mexe-te nos Bits
A informática esconde muitos segredos! Numa ação pensada para alunos do secundário, vários professores da EsACT estarão a mostrar o que está escondido dentro dos computadores.

E-Government
A atividade E-Goverment tem por objetivo demonstrar o modo como a Administração Pública se aproxima (oferta de serviços, entre outros) do cidadão em geral, através do uso de ferramentas eletrónicas e tecnologias de informação.

Na Linha do Saber
Enquanto se atravessa a cidade de Mirandela, durante a Mostra 2013, podem descobrir-se curiosidades e dicas sobre assuntos relacionados com a Solicitadoria e o Marketing. Aprender e passear é a proposta Na Linha do Saber.
Rua João Maria Sarmento Pimentel. Apartado 128. 5370-326 Mirandela. Tel: 278201340/278201341. Fax:278265733. E-mail Geral: esact@ipb.pt