Objetivos
- Compreender os fundamentos, enquadramento e objetivos do SNC-AP.
- Perceber o novo sistema (SNC-AP) adaptado das normas internacionais de contabilidade pública.
- Conhecer e interpretar a Estrutura Conceptual do setor público.
- Conhecer o Plano de Contas Multidimensional.
- Assimilar os conceitos da contabilidade na ótica orçamental, quer quanto aos documentos previsionais, quer quanto à execução do Orçamento.
- Saber preparar e analisar as principais demonstrações orçamentais relativos à execução orçamental.
Destinatários
Dirigentes; Técnicos Superiores; Contabilistas Certificados (Técnicos Oficiais de Contas); Diretores Administrativos e Financeiros; Quadros com responsabilidades nas áreas de Contabilidade, Planeamento e Controlo e outros Utilizadores; Preparadores da informação financeira das entidades públicas; Estudantes do ensino superior das áreas Administrativa, Contabilística e Financeira, que queiram adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos na área da Contabilidade Pública; Outros interessados.
Programa
Módulo 1
- Enquadramento e caracterização do SNC-AP
- Estrutura conceptual do SNC-AP (particularidades do setor público, objetivo e utilizadores das demonstrações financeiras, características qualitativas da informação financeira, elementos das demonstrações financeiras, reconhecimento e mensuração das demonstrações financeiras)
- Plano de contas multidimensional
- Abordagem à Norma de Contabilidade Pública (NCP) 26 – Contabilidade e Relato Orçamental
- Plano de Contas da Contabilidade Orçamental (gestão e execução do orçamento; encerramento e desempenho orçamental) – Classe 0
- Demonstrações orçamentais (prestação de contas anual)
- Casos práticos
- Breve abordagem à Contabilidade Financeira (NCP 2 a 25)
- Elaboração e preparação das Demonstrações Financeiras Individuais e consolidadas (NCP 1 e 22)
Formadores
- Sónia Nogueira: docente do ensino superior na área da Contabilidade Pública; doutorada em Economia da Empresa, especialização em Contabilidade Autárquica; tem sido responsável pela lecionação de ações de formação na área da contabilidade pública; Contabilista Certificada.
- Nuno Ribeiro: docente do ensino superior na área de Contabilidade Financeira e Contabilidade Pública; doutorado em Economia da Empresa, especialização em Contabilidade e Finanças Autárquicas; Contabilista Certificado.
Nº mínimo de formandos
12
Nº máximo de formandos
15
Duração
14
horas
Datas
03/06/2016 (6ª feira)
06/06/2016 (2ª feira)
Horário
9:30-13:00 e 14:00-17:30
Preço por participante
90 euros
Regime de Frequência/Certificação:
14 horas (certificado de frequência será atribuído desde que se registe assiduidade >= 90% da carga horária total e após pagamento).
Local
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (Mirandela)
Data limite para inscrição
27 de maio de 2016
- As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.
- Caso as inscrições não atinjam o n.º suficiente para a realização do curso, o mesmo não será realizado, podendo vir a ser agendado em novas datas.
- Não se aceitam pedidos de devolução do pagamento após início do curso.
- Só os cancelamentos de inscrições efetuados até 48 horas antes da data de início do curso dão lugar à devolução do valor da inscrição.
Ficha de Inscrição