English esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
Home | Alunos | Cursos | Licenciaturas | Marketing
 
 
 Design de Jogos Digitais  Gestão e Administração Pública  Solicitadoria  Multimédia  Turismo  Tecnologias da Comunicação  Informática e Comunicações  Marketing

Marketing

Objetivos de formação e profissionais
Os sólidos conhecimentos dos diplomados em Marketing pela EsACT permitem-lhes ingressar no mercado de trabalho em atividades como: Direção Comercial; Gestão de Marketing; Gestão de Produto (Product Manager); Gestão de Marcas (Brand Manager); Técnico de Marketing; Gestão da Distribuição; Market Research; Comunicação Marketing; Representante Comercial; Marketing Directo; Publicidade; Promoções; Gestão de Merchandising; Gestão de CRM (Customer Relationship Management);
Gestão de Comércio Eletrónico; Formação; Consultoria de Marketing; Assessoria e Docência e investigação na área de Marketing.

O curso de Marketing forma técnicos conhecedores de comportamentos, comunicativos, persuasivos e cooperantes quando em equipas interdisciplinares, para além de possuidores de bons conhecimentos de Tecnologias de Informação e Comunicação, preparando-os com ferramentas que lhes permitem perceber o seu entorno e delinear planos de acção. Entre as competências a adquirir encontram-se as vendas, a assistência pós-venda, o merchandising, as promoções, a fixação de preços, os estudos de mercado, o lançamento de novos produtos, apenas para citar alguns exemplos.

Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Economia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português.

Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação. Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação.

Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Marketing insere-se na área de formação de Ciências Empresariais e Direito, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área Científica Sigla Créditos ECTS
Obrigatórios Opcionais
AudioVisuais AV 6.0 0.0
Comunicação Com. 6.0 0.0
Direito Dir 6.0 0.0
Gestão e Ciências Empresariais GCE 120.0 0.0
Informática Inf. 18.0 0.0
Línguas Estrangeiras Ling. 6.0 0.0
Matemática Mat. 18.0 0.0
Total  180.0 0.0

Plano de estudos
Ano Sem Unidade Curricular Área
Científica
Tipo Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
Total Contacto
1 1 Fundamentos de Marketing GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Informática Aplicada ao Marketing Inf. Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Ingles Técnico e Comercial Ling. Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Introdução a Gestão GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
1 1 Matemática Mat. Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Comportamento do Consumidor GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Comunicação em Marketing GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Economia GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Marketing de Serviços GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
1 2 Noçoes Gerais de Contabilidade GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Estatística Aplicada ao Marketing Mat. Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Estudos de Mercado GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Gestao de Produtos e Marcas GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Pricing GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
2 1 Publicidade e Relações Públicas GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Analise de Dados Mat. Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Comunicação Visual e Design Com. Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Direito do Marketing Dir Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Gestao de Vendas e Negociação GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
2 2 Multimedia AV Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Distribuiçao e Merchandising GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Gestao da Informaçao de Marketing Inf. Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Marketing Business-to-Business GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
3 1 Marketing Digital Inf. Semestral 162.0 60.0 6.0
3 2 Marketing Estrategico GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
3 2 Estagio/Projeto GCE Semestral 405.0 280.0 15.0
3 1 Inovaçao e Empreendedorismo GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
3 2 Marketing Internacional GCE Semestral 162.0 60.0 6.0
3 2 Seminarios de Marketing GCE Semestral 81.0 30.0 3.0

Mais InformaçãoMais Informação
A oferta formativa do IPB é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado. Siga o Link para informações detalhadas.
Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela. Tel: 278201340/278201341. Fax:278265733. E-mail Geral: esact@ipb.pt